birra1
bir·ra

sf
1 Ato de aferrar-se a certos comportamentos e não ceder diante de argumentos contrários; renitência, teima, teimosia, tianha: “Lá se o tenente-coronel quiser fazer alguma coisa por ele, aceito; mas quanto a tirá-lo da minha companhia, isso nunca. Agora já é birra; hei de levar a minha avante” (MAA).
2 Sentimento ou demonstração de animosidade, em particular quando motivado por capricho ou implicância; antipatia, aversão, ojeriza: “Todos os pequenos da aula tinham birra do Pires. Nele enxergavam o carrasco, o tirano, o inimigo e não o mestre […]” (AA2).
3 Estado ou comportamento próprio de quem está de mau humor; amuo, descontentamento, zanga: O dono da mercearia é grosseiro; vive de birra.
4 Comportamento ruidoso em que alguém (geralmente bebê ou criança) chora e grita; capricho, choradeira, manha, pontinha: Não faça o que ele quer; é pura birra.
5 Estado belicoso entre lados em desacordo; desavença, discórdia, rixa.
6 Comportamento aparentemente insensato, sem motivação procedente ou racional; mania, repente, rompante, veneta.
7 Hábito que algumas cavalgaduras têm de ferrar os dentes em alguma coisa, particularmente no cocho.
EXPRESSÕESFazer birra, coloq: teimar com raiva e insistência, em geral chorando e agitando-se convulsivamente (diz-se especialmente de crianças): “Quando criança, nunca fui de fazer birra, porque birra envolve gritar, e eu não gritava” (Ín).
ETIMOLOGIAesp birria.
Topo ↑